top of page
a ler_banner.png

Celebrar Camões
V Centenário de nascimento

A data de nascimento de Luís Vaz de Camões terá ocorrido por volta do ano de 1524, talvez em Lisboa, filho de Simão Vaz e de Ana Sá.

A sua vida continua envolta em incógnitas e incertezas. Terá estado em África, no serviço das armas, onde muito provavelmente perdeu um olho. Em Lisboa, frequentando a corte de D. João III, levou uma vida boémia. Foi preso por desacatos e agressões, foi perdoado pelo rei, e partiu para a Índia. No Oriente escreveu a sua grande obra Os Lusíadas. Com a ajuda de amigos para pagar a viagem, regressou a Lisboa.

Em 1571, Camões conseguiu o alvará para impressão de Os Lusíadas. Em 1572 saiu a obra, em Lisboa, pelo impressor António Gonçalves. Em 28 de Ju­lho de 1572, D. Sebastião concedeu ao poeta uma tença anual de 15 000 réis.

A morte de Camões terá ocorrido em Lisboa, a 10 de Junho de 1580.

Arquivo da Torre do Tombo

Imagem WhatsApp 2024-05-02 às 13.06.32_e372d617.jpg

Celebrar Abril!

Celebrar um marco histórico que moldou profundamente o curso da nossa nação: os 50 anos do 25 de abril, a Revolução dos Cravos. Este acontecimento histórico não apenas marcou o fim de uma era de ditadura em Portugal, mas também inaugurou uma nova era de liberdade, democracia e progresso para o nosso país.

O 25 de abril de 1974 foi muito mais do que uma simples mudança de regime político. Foi o despertar de uma nação adormecida sob o jugo autoritário, um grito coletivo por justiça, liberdade e igualdade. Foi o dia em que os portugueses ergueram-se unidos, desafiando o regime opressivo do Estado Novo e exigindo um futuro melhor para si e para as gerações vindouras.

 

Esta revolução trouxe consigo uma série de conquistas significativas: a restauração das liberdades civis, a criação de um sistema democrático baseado no Estado de Direito, o reconhecimento dos direitos humanos fundamentais e o início de um processo de descolonização que respeitasse a autodeterminação dos povos colonizados.

Atividades realizadas em 2023/ 24

O AEGE (Agrupamento de Escolas de Gafanha da Encarnação) continua a valorizar a leitura, implementando um grande números de atividades que a promovem.

Estas atividades são dinamizadas pela Biblioteca Escolar em articulação com os docentes de todos os níveis de ensino e/ ou com a parceria da Rede de Bibliotecas de Ílhavo (RBI).

Apresentam-se alguns exemplos das que desenvolvemos no presente ano letivo.

Gafanha_da_Encarna%C3%A7%C3%A3o_ler%2B_edited.jpg

Ìlhavo a Ler+

Projeto apresentado para pertencer à  rede de escolas aLeR+ 2027


O Ílhavo aLer+ pretende ser uma campanha de leitura que envolve todos no acesso ao Livro, como bem cultural, fundamental para o desenvolvimento da literacia e consequente crescimento
económico. Pretende-se, ao longo dos 2 anos de implementação do projeto, envolver toda a comunidade escolar na promoção e incentivo da leitura, incluindo nesta tarefa as famílias e a sociedade desafiando-as na motivação para a leitura e na formação leitora.

Atividades realizadas no âmbito do projeto (2022/23)

Storytelling

Encontro com...

Os alunos preparam um encontro com um escritor, ilustrador, editor... e falam sobre o que fizeram e sobre o processo criativo do convidado.

Atividades realizadas no âmbito do projeto (2021/22)

Open Textbook in Library

Clube de Escrita

O Clube de escrita funciona online, com uma turma no edmodo em que te podes inscrever e em que semanalmente é lançada uma oficina. Às sextas, encontramo-nos para uma sessão síncrona para partilha dos trabalhos.

©2020 por Biblioteca Escolar do AEGE. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page